Areão: Grande areal que recobria o lugar.
Bispo: Vagava por suas areias um bispo sem cabeça em noites de lua cheia.
Praia Grande: Pela extensão de seu tamanho.
Prainha do Farol : Pela extensão de seu tamanho e ter um charme especial, para antigos moradores, essa praia era o refugio predileto dos botos.
Farol : Pelo farol que orienta os navegadores.
Porto Artur: Homenagem ao comendador Arthur Pires Teixeira, um dos pioneiros do local.
Murubira: Tribo que habitava o local, na linguagem indígena Murubira ou Morobira, como chamavam os índios, significa ‘homem forte’ ou ‘homem de pedra’.
Ariramba: Uma ave em extinção que se alimentava de peixes existentes no local.
São Francisco: Santo padroeiro da Ecologia.
Carananduba: Grande quantidade da arvore caraná.
Marahú: Por ter sido um porto onde as antigas embarcações que seguiam rumo a Belém quando atracadas, eram amarradas nos MARÁS, vara enfiada na beira dos rios para este fim.
Caruára : Doenças ou enfermidades tais como peste de bexiga, hoje conhecida como varíola, cólera ou sarampo que eram contraídas pelos índios Tupinambás, por andarem sempre nus e dormirem no chão. A utilização de suas águas, pelos índios, tinham muitas vezes poderes de cura dessas doenças.
Paraíso: Considerada pelos pescadores como de águas afrodisíacas, dizem que toda a noite uma mulher sai das ruínas do Sitio Sant ‘Ana para tomar banho na praia e isso provoca o encantamento de suas águas.
Praia Grande da Baia do Sol: também grande por sua extensão.
Conceição : Homenagem da família do capitão da Guarda Imperial Leocádia José da Silva, que tinha grande devoção por Nossa Senhora da Conceição.
Bacuri : Grande quantidade de árvores da fruta Bacuri existente no local.
Disponível em: http://www.ilhademosqueiro.com.br